terça-feira, 9 de março de 2010

A religião é uma coisa boa ou ruim?

.....Fulano reza todos os dias para um deus que está no céu. Só se relaciona com mulheres que acreditam na mesma coisa e que nunca usarão roupa vermelha e nem saia curta, pois, seria uma ofensa ao todo poderoso de céu. Já Sicrano, vizinho de Fulano, acredita que o mundo foi criado por um gigantesco ser com forma humana. Todos os domingos, tanto Fulano como Sicrano, cada qual com sua família, iam para suas igrejas cantar, dançar e agradecer as coisas que seus deuses lhes deram.
Numa determinada manhã, Sicrano sai para passear com sua esposa - esta vestida com uma saia curta vermelha - e, ao encontrar Fulano, percebe sua chateação em ver sua esposa vestida de saia curta vermelha. Sicrano, embaraçado, tenta explicar, pela ótica de seu deus invisível que mora no céu, que é indiferente a cor de qualquer roupa. Mesmo assim, a esposa de Sicrano se compromete a não usar mais a saia curta vermelha... Algumas vezes.
.....Fulano indignado com o sarcasmo da esposa de Sicrano rompe relações.
.....Beltrano, que mora na casa da frente, observando a discussão e, achando infundado o entrave - entendendo que Beltrano acredita em um deus pai que colocou um santo filho no mundo definindo todas as regras sob todas as pessoas -, se intrometeu em nome do santo filho de deus. Sua alegação foi a de que o deus do céu e o deus humano não existem e que, usar vermelho ou preto, ou qualquer outra cor não é motivo de discórdia porque o santo filho do deus criador quer todas as pessoas vivendo em harmonia, fazendo com que Sicrano e Fulano se unissem e voltassem suas atenções contra Beltrano, iniciando uma inimizade generalizada, atingindo inclusive, a vizinhança.
.....Sem abstrair essa história parece ridícula, mas de qualquer forma, no mundo no qual vivemos tal coisa é a mais pura realidade. O mundo comporta pessoas que seguem religiões e regras sem sentido, acreditando em milagres sem nenhuma evidência empírica ou cientifica e em leis infundadas. Neste sentido, não deveríamos analisar as ideologias de todas as religiões e usarmos em coisas como a política, por exemplo, pois, a religião não é uma manifestação de uma minoria no poder para determinada massa? Porque será que todas as religiões escondem ou negam, ou mesmo não investigam o conhecimento e pesquisas científicas?
.....Estas e tais mais perguntas, sob a luz da razão, pode nos dar respostas mais concisas sobre a espiritualidade das pessoas, bem como suas diferenças, além de subsídios para se entender a insistência das pessoas em manter a fé religiosa e seus dogmas como o único caminho para a união dos homens?
.....Sabe-se que, na história do Homem, a religião foi o pivô de toda a discórdia, diferenças e destruição, assim como parece ser hoje, e isso, nem o deus que mora no céu, nem o de forma humana e nem o deus criador junto com seu santo filho, não aceitariam, sob qualquer forma ou pretexto, tais resultados. Então, uma pergunta:
.....Pode ter sido um erro de Deus, seja ele qual for e de que forma for, ter criado o Homem para adorá-lo?

Um comentário:

  1. Boa tarde,Miguel!
    Muito interessante este texto e de uma relevancia tremenda para ser exposto ao povo em geral. Mas penso que a maioria das pessoas não estão preparadas para esse tipo de exclarecimento, lógico que isso é lamentável!E graças que esses conhecimentos estão a disposição de todos que querem e o buscam adqueri-atras da internet e de livros podem comprovar estas informações escrita s por ti.

    ResponderExcluir