terça-feira, 16 de março de 2010

O que cura realmente?

Há pessoas que afirmam, piamente, que milagres existem. Crêem que podem ser curadas de suas enfermidades somente com a força da fé. Por outro lado, há as pessoas que afirmam piamente que isso não passa de superstição e ou pura bobagem...
..Contudo, uma pergunta fica entre os céticos e os crentes que se faz sem resposta categórica: É possível uma pessoa ser curada por meio do uso da fé simples que será curada?
.. ..É bem provável, pelo menos nos dias atuais, que essa pergunta ainda não seja respondida de forma sistemática e irrefutável, tanto para o sim como para o não. Ainda que se considere uma possível resposta, esta nunca agradaria, ao mesmo tempo, gregos e troianos, ou seja, céticos e crentes; religiosos e cientistas. Mas e, aliás, já há os que consideram, como fundamental ajuda à medicina tradicional, o uso da fé, esta como uma coisa sobrenatural e dotada com poderes miraculosos de cura; coisa que age em favor da recuperação física e emocional em conjunto com os medicamentos e tratamentos convencionais.
.. ..Os argumentos que dão azo para essa tese são tão convincentes que estudiosos sobre o assunto fizeram experiências e pesquisas com doentes de fé e doentes sem fé, ou seja, com doentes que se apoiavam em algum tipo de crença, seja essa crença religiosa, alternativa, científica etc., pois descobriram não importa em que se tem fé, ou qual o tipo da fé; se em Deus ou no próprio médico que está ministrando o tratamento e medicamentos; obtinham sempre o mesmo efeito terapêutico. E mais, o resultado nas pessoas que tinham algum tipo de fé era bem mais positivo em comparação com os que fé nenhuma tinha.
.. ..Chegaram na conclusão de que esse poder estimulado pela fé é ativado quando a pessoa crê no que está crendo, isto é, por exemplo, uma pessoa pode ajudar com sua fé de que o remédio que ingeriu vai curá-lo, tal como outra pessoa pode ajudar com sua fé de que a fé que tem no divino vai curá-lo. É assim com qualquer ciosa que se tenha fé, desde de que a fé nessa coisa seja uma fé inquestionável para quem a estiver tendo.
.. ..Coisas como crença espiritual, pensamento positivo, lei da atração etc., são crenças válidas quando a pessoa mantém uma forte fé nas conclusões finais sobre o que espera, incluindo ainda, os resultados negativos, pois, a fé é tão poderosa para resultados negativos como para os positivos. Isso quer dizer então que:
.. ..A fé, sob o ponto de vista positivo, cura; sob o ponto de vista negativo, ou seja, a pessoa acreditando que tal remédio não vai curá-la e ou, que Deus não lhe reservou a cura, adoece?
.. ..Pois bem. Quem cura? A fé em si; a crença no improvável; a idéia da força milagrosa do pensamento positivo etc? Ou isso tudo é simplesmente uma questão de condicionar os pensamentos, entendendo que, se a fé funciona para os dois lados da moeda, de igual modo, funcionará então somente para as escolhas conscientes?

Um comentário:

  1. Chakespeares disse: " Há mais mistério entre os eus e a terra do que pode nos expressar nossas vãs filosofia". Não basta somente ter fé, mas em quem e em o que temos fé. Tentar explicar o isólito é cair em um abismo, pois tudo depende do ângulo que cada um de nós vemos o mundo e o Criador.
    Acredito que tais pesquisas se basearam pela força do pensamento positivo: " eu creio, eu acredito e eu posso", o que nos leva a meditar profundamente sobre a lei da atração.
    Ter fé vai além de nossa capacidade intelectual, para mim só podemos ter fé inabalável quando alcansamos o um grau de Consciência Cósmica.
    Ter fé é vê, e conhecer, é saber qual as leis cósmicas e a vontade do Ser Supremo.

    ResponderExcluir