quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oi, Sou Miguel, Como posso lhe servir? Por Miguel Montte.

Sabe àquelas horas em que nos perguntamos: “O que estou fazendo aqui?” Pois é! Chega uma hora em que o Tio Patinhas deixa de “nadar” em sua ”caixa-forte”, cheia de moedas de ouro, e sai por aí a passear com seus sobrinhos... Curtindo a vida, fazendo nada... Ou, sendo tudo na vida de alguém. Estamos chegando a um nível exagerado de isolamento para com o mundo do qual só comparamos em filmes de George Lucas. Carro com vidro fumê; casas com altos muros, empresas com secretarias exigentíssimas, e um farto aparato tecnológico para separar-nos do mundo, propriamente dito... Sem contar os cargos, que nos destacam da plebe: Sou Jornalista! Sou Médico! Sou Advogado! Sou isto, sou aquilo... São tantas formas de destaques que mais parecemos um burro de cigano: De tão enfeitado!
O caro(a) Leitor(a) já parou para analisar qual foi o dia em que apenas falou para alguém: Oi, Sou João... Simplesmente isto... Tudo Bem? Como posso lhe ser útil? São frases tão simples em serem ditas, mas tão escassas em nosso dicionário atualmente. Contudo, é corriqueiro antes do nome nos destacar: Sou Doutor. Sou Mestre. Sou o cara!
Estamos tão isolados em uma redoma, da qual criamos, que fica até impossível prestar um serviço para a população, ou até mesmo nos aproximarmos dela. Pergunto-me, como seria se Mahatma Gandhi direcionasse aos simples mortais: OI, sou Gandhi, advogado formado em Londres, e vou libertar a Índia! Ou se Martin Luther King falasse pra gente: Oi, sou o cara, vou fazer um discurso que vai mudar o mundo! Ou se Madre Teresa de Calcutá pedisse para alguém fundar uma entidade por codinome “Missionárias da Caridade” e promove-la como presidente fundadora! Enfim, sob a égide do exemplo: Esses três supra mencionados deixaram de lado títulos e prerrogativas profissionais e se doaram ao próximo, ao mundo.
Desta forma, sabemos que o voluntariado ainda é insignificante no Brasil, inclusive em Rondônia, mas, aos poucos, temos que mudar esta estatística e deixar de lado as patentes e promover uma revolução no pequeno mundo do qual somos importantíssimos. Um advogado pode ao menos por mês defender uma causa que se acredite ser nobre; um jornalista defenderá uma bandeira da qual se ache ser importante para a evolução humanitária... Um médico, um enfermeiro... Enfim, se cada um fizer um pouco, este virará muito no apanhado geral.
Pretendo não falar de mim neste artigo, para não gerar confrontos arrogantes, pedantes, ou de forma julgadora, ou comparações idiotas; pretendo sim! Buscar junto aos meus leitores(as) o bem que está lá intocado em seu coração e que coloque para fora da forma que lhe convier. .
A AÇÃO.
Ainda não vi preguiçoso(a) alcançar algo na vida com facilidade, apenas levando a fama pelo trabalho executado por outro, apenas por ser possuidor do cargo de gerência; seja em ordens filosóficas, seja em empreendimentos afins; o Líder é respeitado pela sua obra, pelo que já edificou e pelo que arregimentou administrativamente para não deixar sua obra ruir.
A ação é a única forma dos homens (mulheres) serem comparados aos Deuses, pois a partir deste patamar evolutivo se deu – se dá - a criação; por isto que constatamos as ruínas de entidades quando se indicam pessoas que não são preparadas para o oficio. Ser amigo(a) de quem está no poder não garante sucesso ao empreendimento; as pessoas tem que ter ação.
Humildade.
Além da ação, é preciso deixa o cargo que nos ornam de lado, e o vanglorismo, e promover o intercâmbio entre pessoas de cargos inferiores no único objetivo de a ação ter sucesso. Só a humildade garante sabermos o que somos, e o que vamos fazer; e assim a obra será edificada.
Sem Reconhecimento.
Porquanto, além da ação, da humildade, fecha-se o círculo do sucesso através do não reconhecimento pelo trabalho edificado; até mesmo, nesta ocasião, não precisando “assinar” a grande obra, deixando para a humanidade fazer uso do legado dos “incógnitos”...
Assim, esta tríplice coluna faz erguer qualquer mestrado; Portanto meus leitores... Em que lhe posso ser útil?
Miguel Montte
eluscohens@oguapore.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário