sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sim, nosso rito maçônico pode ser comparado a uma religião. Por Miguel Montte.

Artigo:



Para redigir este artigo – acredito ser um dos mais difíceis que já escrevi, pois meus dedos tocaram no teclado do meu computador como se toda em ovos – levei em consideração o sentimento de “velhos” – velhos de idade mesmo! – maçons dos quais considero como as melhores pessoas que Deus colocou neste mundo rondoniense; não divulgo nomes porque eles adoram o anonimato. Levei em consideração também o sentimento de todos os rosacruzes do mundo; ordem da qual exerci a maestria do ano R+C3363 e por fim respeitei a ordem martinista, do qual sou membro, e todos os religiosos do mundo de variadas organizações.
Após estas considerações iniciais fiz questão de inserir o aviso no link do Jornal OGUAPORÉ: “Não click neste link se caso não estiver com a sua consciência aberta para o novo”. É factual.
Pois bem, em quase os 600 ritos maçônicos existentes no mundo, quase nenhum se assemelham a religião; são estudos filosóficos dos mais variados concernentes ao campo educacional, e, em sua maioria leva-se em consideração estudos e práticas com base no judaísmo-cristão; Por outro lado, a missa que se pratica na Igreja Católica atualmente é diferente a que se praticava na antiguidade, a exemplo do sinal da cruz, que antes era de forma diferenciada demais da qual conhecemos hoje em dia. Mas, além da missa normal dos católicos ainda existem estudos filosóficos paralelos que antigamente se chamavam de “graus” e os fiéis de hoje se chamavam “neófitos”; estes estudos hoje em dia são: Cursos pré-batizados, Primeira-Comunhão, Catecismo, Crisma... Enfim, em todos estes “graus” de estudos os fiéis levavam para casa livros que lhe valiam de doutrinas para suas vidas.
Além dos fiéis irem aos domingos para igrejas ainda existiam e existem “cursos” das mais variadas vertentes filosóficas, inclusive no meio evangélico também é assim. Por isso, no ano de 1754, maçons de altos graus se renderam ao magnetismo do misticismo e fundaram correntes místicas com fundamentos na antiga missa católica, rito maçônico adonhiramita e práticas teosóficas e teúrgicas sincrônicas ao Judaismo-Cristão. Uma destas correntes é a Ordem Maçonica Elus Cohens, da qual já discorremos tantos artigos por este blog, que caso o(A) leitor(a) tenha interesse basta pesquisar.
Este, o rito Elus Cohens, pelo qual possuo propriedade para falar, pois sou o Grão-Mestre para o Brasil, com patente me concedida pela França, é a “coisa” mais maravilhosa do mundo em um contato sublime e indescritível com Deus. Toques, Passes, estudos de graus filosóficos, patentes, cargos, paramentos, espadas, punhais, iniciações, enfim... As ritualísticas de ritos maçônicos com a junção da missa antiga católica e teúrgias práticas com uma novidade: Mulher é igual ao homem e pode adentrar na ordem maçônica Elus Cohens.
Em 2007 fundei a primeira Loja E+C em Rondônia, para o meu espanto, a “coisa” cresceu tanto, que não agüento mais de felicidade, e, para o meu espanto mais ainda, os nossos adeptos são pessoas advindas das Igrejas Evangélicas e Católicas, que conhecem práticas místicas e se apaixonam. Confesso, que recuei três vezes, em primeiro lugar, por não querer conflitar com outras ordens, das quais respeito muito, em segundo, por não conflitar com interesses políticos que vigoram em ordens análogas; mas, se de dia, meu lado esquerdo do corpo esquentava ao extremo, a meia-noite a paz dos Sábios-Mestres se fazia presente e vi que eu não estava no caminho errado; perderam os que não queriam a Elus Cohens forte em Rondônia e agora está difícil de apagar esta chama, pois a egrégora embaixo já está conectada com a de cima e isto é o que nos faz sermos fortes.
Pois bem, “Sessão de Descarrego” a parte, a religião é o canal competente para se religar ao Criador, repito! Religião, e não Padre, Pastor, Mestre, Grão-Mestre ou qualquer cargo religioso do qual cidadãos se fazem representar fundamentos religiosos. Sou contra duas coisas em religião: Primeiro, sou contra Líder, pois para se chegar a Deus não precisa de intermediário; Segundo: Sou contra templo fixo: Pois templo edificado por Deus está localizado no coração dos fiéis. E os Leitores me perguntam: Mas como se chegar a Deus? Simples: Você é Líder de você mesmo, exerça o domínio em sua vida e se reintegre a essência divina do qual você foi feito; Porquanto, feche os olhos e sinta Deus no seu coração... Basta.
Assim, o rito maçônico Elus Cohens pode ser comparado sim, a uma religião, pois possui todo atributo de uma com uma coisa boa: É proibido se tornar um Fanático, sob pena de expulsão; É proibido achar que o mestre é “endeusado”, sob pena de expulsão; É proibido edificar templos arquitetônicos dos mais luxuosos, mas sim, edificá-los nos corações das pessoas, e se não o fizer assim: Será expulso. O resto, basta simplesmente seguir todos os ensinamentos e se tornar a “coisa” mais perfeita do mundo.
Mas porque é segredo? É Segredo! Porque quando dizemos a alguém que a amamos, falamos baixinho, no ouvido, só prá ela saber; ao contrário disto... O amor não é sublime, justo...
eluscohens@oguapore.com.br

3 comentários:

  1. O artigo esta tão correto que para um conhecedor é impossível acrescentar algo a não ser propaga-lo.


    Eli Sete

    ResponderExcluir
  2. Otimo conteudo,perfeito...
    T.'.F.'.A.'.

    ResponderExcluir