domingo, 2 de agosto de 2009

..Ah!!! Este maravilhoso mundo do achaque! Gostaria de entendê-lo? Por Miguel Monte.

..Ah!!! Este maravilhoso mundo do achaque! Gostaria de entendê-lo? Por Miguel Monte.
Não tinha medo o tal João de Santo CristoEra o que todos diziam quando ele se perdeuDeixou pra trás todo o marasmo da fazendaSó pra sentir no seu sangue o ódio que Jesus lhe deu
Quando criança só pensava em ser bandidoAinda mais quando com um tiro de soldado o pai morreuEra o terror da sertania onde moravaE na escola até o professor com ele aprendeu
A coisa funciona mais ou menos assim: Você monta um jornal e começa a descer o cacete em político; logo, o publicitário que assessora o político lhe manda uma mídia robusta e você cala a boca. Contudo, existem certos políticos que não gostam muito destas maneiras de “solicitar mídia” para Jornais, como o caso do ex-deputado Fidelis que invadiu uma rádio em Ji-Paraná de revolver na mão, ao vivo, colocou o revolver na boca do locutor e o mandou afirmar que ele não era corno! Isto tudo ao vivo. Coitada da Ini! Outro, como o ex-deputado federal Nóbel Moura depositou o “presunto-Jornalista” na estrada dos Japoneses junto com abutres e lixos, na beira da estrada.
Ia pra igreja só prá roubar o dinheiroQue as velhinhas colocavam na caixinha do altarSentia mesmo que era mesmo diferenteSentia que aquilo ali não era o seu lugar
Ele queria sair para ver o marE as coisas que ele via na televisãoJuntou dinheiro para poder viajarDe escolha própria, escolheu a solidão
Outros como o governador do estado de Rondônia, Ivo Cassol, não está nem ai para os jornais on-line e impressos porque ele sabe que os seus leitores não sabem nem ler, quanto mais saberem que existe internet: Que trem é esse sô?
Comia todas as menininhas da cidadeDe tanto brincar de médico, aos doze era professor.Aos quinze, foi mandado pro o reformatórioOnde aumentou seu ódio diante de tanto terror.
Não entendia como a vida funcionavaDiscriminação por causa de sua classe ou sua corFicou cansado de tentar achar respostaE comprou uma passagem, foi direto a Salvador.
Mas para o meu fiel leitor saber como funciona a jogatina deste jogo bruto dos bastidores político, e porque estou tocando neste assunto; foi devido a uma nota intitulada: ALE-RO ECONOMIZA MILHÕES DE REAIS E AINDA É ATACADA. Nota esta Publicada hoje no jornal OEstadão do Norte, onde “diz coisa-com-coisa” e ao mesmo tempo não diz “nada com nada” e ainda chama todos os Jornalistas de Rondônia de achacadores; como Neldi Oliveira, presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, está no meio das investigações da Polícia Federal que o aponta como um dos que embolsaram os mais de R$ 70 milhões de reais desviados da ALE-RO na última gestão, além de crimes ambientais, não tem, em hipótese alguma, moral pra ostentar semblante de honesto.
E lá chegando foi tomar um cafezinhoE encontrou um boiadeiro com quem foi falarE o boiadeiro tinha uma passagem e ia perder a viagemMas João foi lhe salvarDizia ele: "Estou indo pra BrasíliaNeste país lugar melhor não háEstou precisando visitar a minha filhaEu fico aqui e você vai no meu lugar"E João aceitou sua propostaE num ônibus entrou no Planalto CentralEle ficou bestificado com a cidadeSaindo da rodoviária, viu as luzes de Natal"Meu Deus, mas que cidade linda,No Ano-Novo eu começo a trabalhar"Cortar madeira, aprendiz de carpinteiroGanhava cem mil por mês em Taguatinga
Como mentira tem perna curta, e o mau do inteligente é pensar que todo mundo é burro; o imbróglio se deu as vias de fato quando “plantaram” nos dedos do Jornalista Paulo Queiroz que o governador Ivo Cassol iria renunciar e que, por sua vez, Neldi Oliveira assumiria o cargo. Cassol, que aparentemente está morto só na justiça, contudo, ostenta percentual de receptividade junto à população de Rondônia para mais de 60%, sacou que a turma dos deputados estava usando o veneno contra aquele que lhe deu morada e fiança. Assim, chamou os achacadores, digo, a imprensa, e falou que a propaganda da ALE-RO era enganosa!
Na sexta-feira ia pra zona da cidadeGastar todo o seu dinheiro de rapaz trabalhadorE conhecia muita gente interessanteAté um neto bastardo do seu bisavôUm peruano que vivia na BolíviaE muitas coisas trazia de láSeu nome era Pablo e ele diziaQue um negócio ele ia começarE o Santo Cristo até a morte trabalhavaMas o dinheiro não dava pra ele se alimentarE ouvia às sete horas o noticiárioQue sempre dizia que o seu ministro ia ajudarMas ele não queria mais conversaE decidiu que, como Pablo, ele ia se virarElaborou mais uma vez seu plano santoE sem ser crucificado, a plantação foi começar.Logo logo os maluco da cidade souberam da novidade:"Tem bagulho bom ai!"E João de Santo Cristo ficou ricoE acabou com todos os traficantes dali.
A Casa caiu! Digo, a Assembléia caiu! A propaganda foi retirada do ar, o cheque feito de cartolina sumiu, e o Pena, publicitário, ficou ciente que o seu esforço como advogado de réus previamente condenados, foi inútil diante do pior Tribunal que existe: A opinião pública.
Fez amigos, freqüentava a Asa NorteE ia pra festa de rock, pra se libertarMas de repenteSob uma má influência dos boyzinho da cidadeComeçou a roubar.Já no primeiro roubo ele dançouE pro inferno ele foi pela primeira vezViolência e estupro do seu corpo"Vocês vão ver, eu vou pegar vocês"Agora o Santo Cristo era bandidoDestemido e temido no Distrito FederalNão tinha nenhum medo de políciaCapitão ou traficante, playboy ou generalFoi quando conheceu uma meninaE de todos os seus pecados ele se arrependeuMaria Lúcia era uma menina lindaE o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeuEle dizia que queria se casarE carpinteiro ele voltou a ser"Maria Lúcia pra sempre vou te amarE um filho com você eu quero ter"
Mas, uma coisa pode ter certeza, não é taxando todo mundo de achacador que a população vai – escolhendo um lado - dá o veredicto de absolvição ao Deputado Neldi Oliveira, a coisa teria funcionado melhor de outra forma; a forma do apaziguamento; Se levarmos em conta que Napoleão Bonaparte falou que se não pagasse a Imprensa não demoraria 24 horas no poder; pelo visto, os ensinamentos do imperador-ditador não foram levados à risca pelos ditadores tupiniquim.
O tempo passa e um dia vem na portaUm senhor de alta classe com dinheiro na mãoE ele faz uma proposta indecorosaE diz que espera uma resposta, uma resposta do João"Não boto bomba em banca de jornalNem em colégio de criança isso eu não faço nãoE não protejo general de dez estrelasQue fica atrás da mesa com o cú na mãoE é melhor senhor sair da minha casaNunca brinque com um Peixes de ascendente Escorpião"Mas antes de sair, com ódio no olhar, o velho disse:"Você perdeu sua vida, meu irmão"Você perdeu a sua vida meu irmãoVocê perdeu a sua vida meu irmãoEssas palavras vão entrar no coraçãoEu vou sofrer as conseqüências como um cão"Não é que o Santo Cristo estava certoSeu futuro era incerto e ele não foi trabalharSe embebedou e no meio da bebedeiraDescobriu que tinha outro trabalhando em seu lugarFalou com Pablo que queria um parceiroE também tinha dinheiro e queria se armarPablo trazia o contrabando da BolíviaE Santo Cristo revendia em PlanaltinaMas acontece que um tal de Jeremias,Traficante de renome, apareceu por láFicou sabendo dos planos de Santo CristoE decidiu que, com João ele ia acabarMas Pablo trouxe uma Winchester-22E Santo Cristo já sabia atirarE decidiu usar a arma só depoisQue Jeremias começasse a brigarJeremias, maconheiro sem-vergonhaOrganizou a Rockonha e fez todo mundo dançarDesvirginava mocinhas inocentesSe dizia que era crente mas não sabia rezar
Sabemos catedraticamente que não é o publicitário que é bom! É o “produto” que faz a fama do publicitário; muitos se enganam e pensam que está crescendo em popularidade e renome mais que o produto e isto só têm um fim: A ruína. Aprendi logo cedo que todo e qualquer veículo de comunicação tem a sua parcela de receptividade benéfica junto à população; aprendi isto quando administrava a mídia da Câmara Municipal de Ji-Paraná, quando os valores eram insignificantes e eu tinha que me “virar nos trinta”; servir a todos os achacadores, digo, Jornalistas, de forma que todo mundo ganhassem um pouco; Em certo dia me achacaram:
- Miguel, nós vamos soltar que você é gay!
-Tudo bem, mas me arruma pelo menos um “bofe” bonito pra eu sair bem na foto!
- Miguel, nós vamos dizer que você é corno!
- Agora lascou-se! Eu sou gay ou corno?
- Miguel, você está roubando dinheiro da Câmara.
- Pois é, e estou dividindo com o meu bofe e o Ricardão!
E Santo Cristo há muito não ia pra casaE a saudade começou a apertar"Eu vou me embora, eu vou ver Maria LúciaJá tá em tempo de a gente se casar"Chegando em casa então ele chorouE pro inferno ele foi pela segunda vezCom Maria Lúcia Jeremias se casouE um filho nela ele fezSanto Cristo era só ódio por dentroE então o Jeremias pra um duelo ele chamouAmanhã às duas horas na CeilândiaEm frente ao lote 14, é pra lá que eu vouE você pode escolher as suas armasQue eu acabo mesmo com você, seu porco traidorE mato também Maria LúciaAquela menina falsa pra quem jurei o meu amorE o Santo Cristo não sabia o que fazerQuando viu o repórter da televisãoQue deu notícia do duelo na TVDizendo a hora e o local e a razãoNo sábado então, às duas horas,Todo o povo sem demora foi lá só para assistirUm homem que atirava pelas costasE acertou o Santo Cristo, começou a sorrirSentindo o sangue na garganta,João olhou pras bandeirinhas e pro povo a aplaudirE olhou pro sorveteiro e pras câmeras eA gente da TV que filmava tudo aliE se lembrou de quando era uma criançaE de tudo o que vivera até aliE decidiu entrar de vez naquela dança"Se a via-crucis virou circo, estou aqui"E nisso o sol cegou seus olhosE então Maria Lúcia ele reconheceuEla trazia a Winchester-22A arma que seu primo Pablo lhe deu"Jeremias, eu sou homem. coisa que você não éE não atiro pelas costas nãoOlha pra cá filha-da-puta, sem-vergonhaDá uma olhada no meu sangue e vem sentir o teu perdão"
Assim, a tática de guerrilha utilizada pelo publicitário Pena e o Deputado Neldi Oliveira foi nefasta para as suas imagens profissionais; haja vista, que em hipótese alguma se utiliza a mesma munição, (Declaração em Jornais para atingir outros Jornais) visando deteriorar o arsenal de inimigos; em marketing de guerra não se usa espoleta, se usa armas nucleares! E principalmente em política onde a defesa é a pior tática: A melhor defesa é o ataque.
E Santo Cristo com a Winchester-22Deu cinco tiros no bandido traidorMaria Lúcia se arrependeu depoisE morreu junto com João, seu protetorE o povo declarava que João de Santo CristoEra santo porque sabia morrerE a alta burguesia da cidadeNão acreditou na história que eles viram na TVE João não conseguiu o que queriaQuando veio pra Brasília, com o diabo terEle queria era falar pro presidentePra ajudar toda essa gente que só faz...Sofrer...
Mesmo sabendo destas nuances, estou aposentado, no meu caminho de luz!

Miguel Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário