domingo, 2 de agosto de 2009

OGUAPORÉ: Um jornal realmente a serviço do leitor.

OGUAPORÉ: Um jornal realmente a serviço do leitor.

Logo ao final das eleições de 2006, quando via a disputa pessoal ao cargo de deputado estadual, constatei que o cidadão não precisa de cargo executivo ou legislativo no poder público para fazer algo pela população, principalmente o proprietário de jornal, ou de outro veículo de comunicação. Afinal de contas, temos a honra como jornalista de levantar a questão para debate, investigar, absolver ou condenar, apelando para o júri formado pela opinião pública.
Então, constatei que ser dono de jornal, principalmente o jornal OGUAPORÉ, com mais de 100 mil leitores cadastrados em seu newsletter ao longo dos últimos oito anos, é mais que uma responsabilidade! É uma filosofia de vida. Sendo assim, haveria de depositar em suas matérias questões que alavancassem o desenvolvimento dos leitores no tocante a intelectualidade, ou mesmo, instigassem a forma de pensar para uma mudança radical de vida.
Por outro lado, nos últimos dois anos, Rondônia passou por uma limpeza exterminadora em sites jornalísticos e jornais tablóides semanários; Diversos profissionais tiveram que fechar seus blogs e jornais devido à falta de patrocínio comercial, outros, aproveitaram o tempo livre para finalizar os estudos universitários e com isso “conseguir” mudar de ramo, ou continuar fazendo o mesmo com maior profissionalismo. Outros se apegaram a algum político para não perder as verbas publicitárias do erário.
Diante a oportunidade, o Jornal OGUAPORÉ reabriu a sua agência de publicidade que havia 10 anos em inatividade, e, passou a “imitar” as rádios, as tv´s e jornais impressos que não precisam de verbas publicitárias do erário para se “manterem em pé”; Logo, o Jornal OGUAPORÉ percebeu que existem 12 mil empresas apenas em Porto Velho ávidas a anunciar quantias entre R$ 500,00 a R$ 100 mil reais. Então, estamos em um mercado mensal de R$ 6 milhões de reais, bastando oportunizar a melhor estratégia para conquistar este filão.
É cômodo sim, para alguns sites jornalísticos, receberem R$ 20 mil reais da Assembléia Legislativa de Rondônia, e, por tabela do Governo do Estado, ou mesmo de algum grupo político ou empresarial; além de cômodo é vantajoso defender os interesses de dois patrões, ou três patrões, mas difícil é defender os interesses de diversos leitores e de pequenos empresários que pouco conhecem do cotidiano jornalístico do estado. Esta foi à meta do site OGUAPORÉ: ganhar pouco de muitos e o “muito” virar um monte.
Conquanto, em via da nova economia de Rondônia, fechamos parceria com a JustTV, oferecendo aos leitores uma programação televisiva jovem e bastante atualizada, além, de inserirmos na programação vídeos com reportagens de expectativas sociais; Por outro lado, diversas outras parcerias foram fechadas com organizações não governamentais e com agências de notícias que nos municiassem de conteúdos nobres quanto à ciência, tecnologia, meio ambiente e temas sociais; Assim foi feito! E perto de completarmos dois anos desta drástica mudança, constatamos agora que estamos no caminho certo...
Nada contra aos sites que preconizam apenas matérias políticas e policiais, eu até os leio, pois alguém precisa explorar este segmento para deleite de seus leitores; E é importante salientar que o Jornal OGUAPORÉ não é melhor que ninguém e não é o senhor da razão, apenas, estamos usufruindo até agora de um target nunca antes explorado.
Quanto às verbas publicitárias da Assembléia Legislativa e do Governo do Estado, temos opiniões próprias a seus respeitos; e não condenamos ninguém por recebê-las; em primeiro lugar, o site OGUAPORÉ não recebe verba da Assembléia Legislativa por determinação do presidente daquela casa de leis, que em público e em bom tom, dirigiu-se a mim e em discurso acalorado alertou que enquanto fosse presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia não mandaria verba para o meu jornal, pois eu tinha publicado matérias a seu desfavor, diga-se de passagem, que em nenhum momento fui processado por este deputado, alegando injúria ou calúnia pertinentes as matérias, apenas fui segregado de suas verbas publicitárias.
Por outro lado, guardo respeito ao publicitário Clayton Pena, dirigente da publicidade da ALE-RO, que o conheço desde quando era diretor da antiga “TV Manchete”, e sei que está apenas seguindo ordem superior, por outro lado, Pena sabe que dinheiro nunca irá comprar a independência do jornal OGUAPORÉ. Quanto à verba do governo estadual, me nego a receber uma verba aquém da audiência do Jornal OGUAPORÉ, visto que outros sites recebem quantias bem superiores, devido a estarem ligados a senador e deputados da situação. Por outro lado, guardo respeito ao publicitário Jari Luiz – da NDA, que cuida da propaganda do governo - pela educação, inteligência e honestidade como vem lidando há seis anos com o meio publicitário.
Assim, o Jornal OGUAPORÉ aprendeu que independência jornalística mesmo vem do mercado rondoniense, pois, o interesse mesmo do anunciante é que a sua propaganda dê retorno publicitário e que suas vendas aumentem ao anunciar em um Jornal on-line ou outro veículo. Passados então dois anos desta mudança extraordinária do site OGUAPORÉ, já estamos colhendo os frutos em singelos apoios comerciais e melhor que tudo; estamos coadjuvando pessoas a realizarem atos nobres, como a oportunidade em pensar em uma nova Rondônia.
Assim, o site OGUAPORÉ entra em uma nova fase, respeitando os concorrentes, respeitando os leitores, respeitando as agências de publicidade, respeitando os profissionais da imprensa rondoniense e principalmente divulgando temas importantes para o nosso progresso... Nesta ocasião, pede perdão aqueles que foram vítimas de matérias inconseqüentes deste jornal; contudo, reafirma o compromisso com o leitor para 2010, a publicação de matérias verdadeiras e denunciativas.

Miguel Monte

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