domingo, 2 de agosto de 2009

Francisco: Um Brasileiro.

Francisco: Um Brasileiro.



Francisco Midas Viana, nasceu em 09 de Março de 1940, na cidade de Viçosa, no estado do Ceará. Em 1959, então com 19 anos viajou para tentar a sorte na vida na cidade de Bacabau, no estado do Maranhão; Lá, fez de tudo, trabalhou como ajudante de pedreiro, antes função denominada: “servente”. De lá viajou para a cidade de São Luiz, segundo o próprio: “Foi aventurar”.
Contudo, Viana, foi procurado pelo seu ex-patrão, Rui Mendonça Marques, para trabalhar em uma “beneficiadora” de arroz, na cidade de Pinheiros, no Maranhão. Além de beneficiar Arroz Francisco também trabalhou na própria mercearia do Patrão, por um período que não chegou há três anos.
Nesta época Viana já comprava os produtos da moda da época, rádio “transglobo” e cordão de ouro. Foi quando aos 24 anos viajou para Pinheiro em Belém, Pará, e lá esperou dois dias no hotel para a chegada do barco que lhe levaria a cidade de Porto Velho, em Rondônia; Viagem que demorou 22 dias de barco entre Belém e Porto Velho.
Já em 1964, Viana aportou na capital de Rondônia, quando então existiam apenas os bairros do Mocambo, Areal, Alto do Bode e a parada do Trem; ali, reuniam-se os “brabos” – Pessoas sem experiências nas áreas de garimpo. Nesta época, conta Francisco, que os “mansos” – Pessoas com experiências de Garimpo – ficavam hospedados nos hotéis esperando “as águas do Rio Madeira baixar, para novamente se aventurar no garimpo”. Foi então que Viana conquistou um emprego que ninguém queria fazer: “carregar Cassiterita nas costas”; nesta época, Francisco conseguira carregar 10 toneladas de cassiterita nas costas durante os longos e tortuosas três meses.
Após isto Francisco conseguira dar um novo rumo na sua vida, quando foi trabalhar na “cantina” da empresa “Cirva” – empresa de Mineração do Vale do Amazonas – que ali, na cidade de Campo Novo, explorava a cassiterita local. Também a cidade de Fortaleza do Abunã seria o alvo de oito profissionais que buscavam fontes de cassiteritas para à seguir vir os geólogos atestarem o então garimpo.
Conquanto, Viana caiu doente em 1968, onde foi hospitalizado por dois meses no “São José”, em Porto Velho, vitima de malária. Logo a seguir, foi dispensado pela empresa porque estava dando prejuízo por ficar doente de malária diversas vezes.
Mas então, em 1969, Francisco viajou para Bacabau e aprendeu o ramo de consertar máquinas datilográficas, onde foi trabalhar para o exército, trabalhando em diversas cidades brasileiras, dentre elas o Rio de Janeiro, e por fim na cidade de Guajará-Mirim, fronteira de Rondônia com a Bolívia.
“Namorou muito, casou duas vezes”, e realizou-se na vida profissionalmente, inclusive tem hoje os filhos: Francisco Assis Pereira Viana, de 35 anos, que é professor em Guajará-Mirim e “Marquinhos de 32 anos, que é operário em empresas de películas fume; ambos os filhos do primeiro casamento com Maria Raimunda, donde se casou por cinco anos vindo a se separar e casar-se com sua prima: Eurismar Marques Viana, em 1975, na cidade de Guajará-Mirim. Deste casamento nasceram três filhos: Francisca Regina Miranda, professora de 28 anos, Odete Viana, de 24 anos, que reside atualmente no estado do Paraná, Regilene Marques Viana, de 22 anos que reside em Porto Velho.
Francisco está separado da segunda mulher, que bebia muito e lhe maltratava demais, hoje, Francisco vive no Lar dos Idosos André Luiz, que não é visitado pelos filhos e pretende resgatar sua aposentadoria usurpada pelos familiares: “Se não fosse pelo Lar dos Idosos André Luiz eu estaria morando nas ruas. Comenta.

Um comentário:

  1. Com que propriedade o tal autor afirma qq/ sua exposição diante a vida do meu são verdadeiras??
    Vc não tem conhecimento de causa, afinal naum conviveu c/ ele...Como pode fazer pré-julgamentos??
    Hoje encontra-se muito doente e pro seu governo, não mora na casa de idosos e sim
    aos cuidados da última esposa pelo qual vc atribuiu adjetivo denegrante...
    Vc é um ignorante e acima de tudo IRRESPONSÁVEL!!!
    Sua filha: Regilene Odete Miranda Viana Maringá/PR

    ResponderExcluir