domingo, 2 de agosto de 2009

Editorial: Um Novo OGUAPORÉ, para uma nova Rondônia.

Editorial: Um Novo OGUAPORÉ, para uma nova Rondônia.


Foi em 1999; exatos há dez anos, quando o primeiro site jornalístico de Rondônia, o AMAZON21, surgiu na pacata cidade de Ji-Paraná, dele nascendo o site de maior repercussão no estado, O Guaporé. Parecia loucura inaugurar um segmento no estado quando a internet se fazia apenas por movimento “discado” e os profissionais de web estavam “engatiando”.
A partir de então a diretoria do OGUAPORÉ se tornou referência quanto ao tema: “pioneiros”; assim, foi-se abrindo portas para inúmeros sites de diferentes ramificações, alguns faliram por falta de aptidão profissional e tato empresarial, outros, porém, se solidificaram com honestidade em seus segmentos, outros se solidificaram usando do nicho “amizade política” para arcarem com suas responsabilidades empresariais mensais, segundo se cogita anonimamente no meio.
Após dez longos anos, o site OGUAPORÉ se tornou conhecido em diversos segmentos da sociedade, logo em 2001, se tornou acesso primordial para fontes jornalísticas quando da rebelião do presídio Urso Branco; logo a seguir o jornal impresso OGUAPORÉ, distribuído gratuitamente semanal elevou mais ainda a cotação do site, visto que, nos últimos dez anos o site OGUAPORÉ não saiu do ar em nenhum momento, seja em feriados, e finais de semana.
“Migué, O louco!”
Há quase três anos, o office-boy, copeiro, administrador, contador, jornalista, publicitário, presidente, entregador-de-jornais, vendedor – Todas as funções exercidas no jornal OGUAPORÉ – Miguel Monte, resolveu inovar mais uma vez, e, mudou a editoria do site OGUAPORÉ, explorando mix como meio-ambiente, tecnologia e ciência; era há três anos o atestado de “louco” estampado no semblante do publicitário ofertado pela “crítica especializada da área”; Como também o foi descrito como “louco” há dez anos quando este implantou o jornalismo on-line no estado de Rondônia.
Sucesso!
A marca registrada OGUAPORÉ em versão impressa continua a valer e está mais robusta que nunca; a marca on-line explora um nicho ainda virgem que será tema primordial nos próximos dez ou 15 anos em Rondônia, mas como sempre, OGUAPORÉ sai na frente; haja vista, inclusive, que os dois nomes mais pesquisados no Google e Yahoo são Rio Madeira e Amazônia; dois nomes que são paradas obrigatórias no OGUAPORÉ, até mesmo porque o domínio www.riomadeira.com.br aporta no OGUAPORÉ e as matérias ligadas a AMAZÔNIA esparsamente divulgadas diariamente no site se apresentam em todas as pesquisas nos principais sites de busca do mundo.
E como o produto principal do site são as essenciais matérias; OGUAPORÉ já se tornou pauta em fóruns de sites específicos, no “boca-a-boca” no MSN e Skype e sobretudo nas mesas dos botecos das classes A, B e C e nos cursinhos pré-vestibulares e escolas do ensino médio e fundamental.
Contudo, detectamos que no meio universitário, os assuntos divulgados no site são discutidos de forma cientifica e profissional, já que, os formadores de opinião estão em sua maioria neste target; Por outro lado, é realmente no meio “formadores de opinião” que galgamos maior sucesso, pois, inclusive, já estamos recebendo diariamente cerca de 15 artigos referentes a pesquisas e temas inéditos, pelos quais brindaremos a sociedade com excelentes temas; Haveremos de ressaltar o apoio fenomenal da Embrapa, que nos concede tópicos jornalísticos dos mais importantes, inclusive, já detectamos via pesquisa qualitativa que no interior do estado, homens simples pedem ajuda em “lan-houses” para que a “galera” acesse OGUAPORÉ e imprima cópias de matérias ligadas a agricultura, enfim...
E a grana?
Como se constata no site, apenas empresas como Americanas, Pão de queijo Goiano, Beleza da Mulher e várias outras anunciam no site, e mensalmente renovam os contratos publicitários, pois os retornos financeiros lhe são garantidos. Por outro lado, um braço empresarial do site, a agência de publicidade GUAPORÉ é concorrente direta das diversas outras agências de publicidade, inclusive aquelas que mantêm contas publicitárias das faculdades e grandes empresas da capital, o que, impede, via, supostamente, revanchismo de o site OGUAPORÉ receber propagandas de empresas como estas; até entendível mercadologicamente do ponto de vista de estratégia comercial, mas não entendível do ponto de vista da honestidade do planejamento de mídia para com o cliente; pois descartando o site da distribuição de mídia, está desprestigiando cerca de 100 mil pessoas que por dia acessam o site.
Por outro lado, também entendemos, e muito carinhosamente bem, as pesquisas supostamente fraudulentas que embasam decisão do Ministério Público, em que as agências de publicidade que atendem o erário distribuam a mídia relativamente diante a audiência de cada site; logicamente OGUAPORÉ não recebe mídia da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia nem do Governo Estadual nem da Prefeitura de Porto Velho, pois nos últimos dez anos de vida, OGUAPORÉ não conseguiu aparecer nestas pesquisas que auferem audiência.
Mas sabemos que o site não é amigo de nenhum deputado e não é amigo de político algum; assim, mantém sua independência, sem servir a nenhuma classe empresarial ou política, serve apenas ao leitor.
Outro fato também, é que o site ficou do lado de jornalistas que conquistaram suas credenciais no Ministério do Trabalho e isto se somam mais de 800 no estado nos últimos cinco anos, com isto, o site OGUAPORÉ não é bem visto pela classe jornalística provisionada que há séculos permeiam as hostes das assessorias rondonienses; Por outro lado, concebeu vida profissional há mais de 800 cidadãos. O fruto humanitário foi benéfico, mas economicamente inviável já que os assessores jornalísticos que distribuem verbas publicitárias não enviam propagandas ao GUAPORÉ como forma, supostamente, de revanchismo ou pela forma de amizade corporativa a classe que perdeu o oligopólio.
E agora?
Estamos felizes da vida, pois constatamos que a audiência do site eclodiu de forma faraônica; as pessoas permanecem mais tempo no site lendo as matérias, e o site conquistou novos leitores.
No mais, agradecemos aos inúmeros leitores que nos prestigiam, agradecemos a “Minhagência” pelo profissionalismo, agradecemos aos jornais impressos, aos rádios, e as Tv´s que não nos vêem como concorrente e sim como um veículo amigo que está para somar forças; agradecemos aos sites Oobservador e Rondonoticias que sempre nos distinguiram como amigos e atestamos por meio deste que a luta continua companheiros...
Miguel Monte, é Publicitário, Jornalista, Presidente, office-boy, entregador-de-jornais, copeiro, lavador-de-carros, entregador-de-panfletos, diagramador...

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