quinta-feira, 18 de junho de 2009

Coluna Mística: O Contato com Deus em Sete Níveis Diferentes; Qual Nível você se encontra? Por Miguel Monte.

Coluna Mística: O Contato com Deus em Sete Níveis Diferentes; Qual Nível você se encontra? Por Miguel Monte.


Após séculos conhecendo Deus através da Fé agora estamos prontos para compreender a inteligência divina. Deus está em todas as partes e até em nós mesmos; está inserido no mais facínora dos assassinos como no maior santo. Obviamente Deus está sempre presente, como em hebraico se chama “Shekhinah”; seria a luz que resplandece dos iluminados, ou o halo que ilumina os santos, ou a fé que exala dos crentes.
Zona de Transição.
Descasque todas as camadas de uma cebola e no centro encontrará um vazio; Descasque todas as camadas de um ser humano e no centro encontrará Deus. Sendo assim, a meu ver, Deus só pode ser descoberto quando a gente se olha no espelho; Deus não é uma pessoa, é um processo, e seu cérebro está programado para encontrar-se com ele, e, enquanto isto não ocorrer, você não saberá quem você é.
Os místicos desenvolveram processos eficazes para esta “viagem quântica” para com Deus; os santos e os místicos são os mais preparados para este contato, levando-se em consideração diversas culturas do passado: O corpo parece perder o seu peso; Sente-se a sensação de flutuar, ou estar olhando para baixo de um lugar de cima; A respiração se torna mais leve; A dor e o desconforto físico são minimizados; Uma sensação de energia percorre o corpo; As cores e os sons são intensificados, a sensibilidade de todos os sentidos é ampliada. A partir deste processo, como um “penetrar na luz”, os místicos denominam de “intemporais”, mas, poderia chamar também de “regresso ao lar”, quando tudo na pessoa mudou, interna e externamente. Quando se tem experiência desta forma seu cérebro responde de forma incomum, ele responde a Deus.
Então, Deus é como nós somos, e todo o universo é como nós somos; Sendo assim, você pode se tornar o autor de sua própria existência; Como um Deus do seu próprio destino.
O mistério dos mistérios.
Quem é Deus? Antes de você responder a você mesmo, se pergunte: Quem está perguntando?
Primeiro Deus: O protetor.
Este Deus se apresenta como:
- Vingativo; Imprevisível; Irritável; Ciumento; Julgador, impondo recompensas e castigos; Inescrutável; Às vezes misericordioso.
Deus, tanto quanto você no estágio um, é muito perigoso, ele usa a natureza para punir até seus filhos mais queridos, através de tempestades, inundações, terremotos e doenças; Contudo, os fiéis são obrigados a verem o lado bom desta divindade, visto que, por hereditariedade, os nossos antepassados, (primatas) enfrentando toda sorte de adversidade em um mundo cruel, necessitavam de um Pai protetor, mesmo com toda sua ameaça; assim, o cérebro antigo era teimoso e assim também Deus o era.
Até hoje, neste nível, temos reações primitivas, fato detectável na parte do sistema límbico do nosso cérebro, ou lutamos ou fugimos, são tendências das nossas reações primatas. O cérebro aciona o sistema endócrino, que injeta adrenalina na corrente sangüínea, forçando o corpo a cumprir sua ordem; vejamos a título de experiência, coloque-se na posição de um acusado inocentemente em um tribunal do júri: Um estranho fez acusação contra você, lhe forçando a comparecer na frente de um juiz. Mesmo você agindo de acordo com a lei, você e Deus, neste estágio um, não conseguirão evitar alguns sentimentos primitivos:
- Você vai acertar as contas com seu acusador: Deus é vingativo.
- Você vai tentar provar sua inocência: Deus é imprevisível.
- Você vai se irritar com toda esta injustiça: Deus é irritável.
- Você vai querer a atenção do tribunal em você: Deus é ciumento.
- Depois de declarado inocente, você quer punição para seu acusador: Deus é julgador, impõe recompensas e castigos.
- Você se pergunta a noite, como isto foi acontecer a você: Deus é inescrutável.
- Você pede justiça: Deus é misericordioso.
Como seu papel é proteger, neste estágio um, Deus falha quando o fraco é atingido pela doença, tragédia ou violência, Deus é bem sucedido quando escapamos do perigo e sobrevivemos. Foi assim, na condenação de Adão e Eva; Eva: “Multiplicarei os teus trabalhos e teus sofrimentos; e darás a luz com dor os filhos; Ansiarás pelo seu marido; e ele te dominará”. Condenação de Adão: “Tiraras o sustento da terra com trabalhos penosos todos os dias de tua vida; Ela te produzirá espinhos e abrolhos e tu comerás a erva da terra; Obterás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes a terra, de que fostes tomados, porque tu és pó e em pó te hás de tornar”. Deus então destruiu uma família, colocando a culpa na humanidade em todos os seus atos.
Visto desta forma, sabemos que o Genesis foi escrito há dois mil anos antes de Jesus, o Cristo, e as mulheres eram submissas e os homens tiravam seus sustentos da agricultura, era desta extrema forma o Deus que eles precisavam... Primitivamente. Por ironia a parte, a serpente balbuciava no ouvido de Eva que se mordesse a maçã, Eva e Adão teriam conhecimento e se igualariam ao pai: “Claro que vocês não morrerão. Deus sabe que tão logo vocês o comam, seus olhos se abrirão e vocês serão como deuses, conhecendo o bem e o mal”. Constatamos, pois, que a partir do momento que os filhos tivessem “conhecimento” eles ganhariam “liberdade”, esta era a preocupação de Deus, guardar os seus através de ameaças e punição; o que ocorreu.
Portanto, os filhos agora punidos e precisando de proteção, nos posicionamos na condição de condenados, rogando por proteção neste mundo cruel. No estágio um, o bem e o mal, são bem definidos; Em uma vida boa, Deus lhe dar vestuário, alimentos, abrigo e uma família; Enquanto vida ruim, Deus lhe dar abandono e adversidades. Sabemos que a psique dificilmente separa o agressor do agredido; uma criança confunde amor e agressão no seio familiar; enquanto uma esposa agredida confunde amor e ódio em seu marido; Suas necessidades de um “protetor” são fortes demais...
Sendo assim, neste estágio primitivo só podemos encontrar Deus através de “fervorosa Devoção”: “Amar ao senhor teu Deus com todo o teu coração, todas as tuas forças e toda a tua alma”. Por outro lado, este Deus te dar proteção, pois ele está sempre lutando contra um potente adversário, o Satanás, e se você não seguir suas doutrinas você terá sua ira, de uma forma tirânica e sádica. Quem é Deus? Quem é você leitor? Estás neste nível de compreensão divina?
2 – Deus, o Todo poderoso.
Este Deus é: Soberano; Onipotente; Justo; Atende As Preces; Imparcial; Racional; Organizado segundo Normas.
O primeiro mandamento dado a Moises foi: “Não terás outros deuses diante de mim”. Deus nesta fase foi muito esperto, porque não queria concorrência em um mundo que já denotava ambição e disputa acirrada. Imagine se você e seu irmão disputam uma vaga em um time de futebol e o técnico vai tomar a decisão:
- Você tem que aceitar a decisão do técnico: O todo poderoso é soberano.
- Ainda que você deseje contestar: O todo poderoso é onipotente.
- Se você jogar melhor a decisão será em seu favor: O todo poderoso é justo.
- Você alerta ao técnico que precisa desesperadamente da vaga: O todo poderoso atende as preces.
- O técnico é bom julgador: O todo poderoso é imparcial e racional;
- Você precisa saber das regras: O todo poderoso formula normas e leis.
O nível dois pode ser resumido em “Vencer é aproximar-se da santidade”. Deus então aprova o vencedor. Então o bem é conseguir o que você deseja e o mal é qualquer obstáculo; E a recompensa é logicamente, obter o que você deseja. Mas neste nível entra a manipulação, que é conseguir o que você quer sem ser agressivo; Até Deus foi manipulador, quando destruiu o mundo através do dilúvio, em seu pacto com Noé, ele não usa sua força totalitária e passa a elogiar os que seguem a risca os preceitos morais, evitando demonstrar raiva, Deus envia uma enormidade de profetas para apregoar a culpa e combater o “pecado”.
A partir daí, Deus deu a sua bênção àqueles que se saíram bem, mesmo àqueles que centralizaram suas forças em si mesmo, buscando poder, sexo e dinheiro a custa de terceiros. Contudo, você se sente realizado, se não deu certo, você é uma vítima e precisa da intervenção divina. Neste nível, vício e fanatismo andam juntos. Deus é viciado em controlar a gente e quer que sejamos fanáticos por ele.
3 – DEUS DA PÁZ.
Você acredita que foi criado para servir a Deus? A partir deste nível você fica ciente que Deus foi criado para servir a você.
Não precisa nenhum Deus lá em cima para trazer paz e sabedoria, pois o córtex cerebral já contém o mecanismo para ambos. Quando uma pessoa relaxa a atividade do cérebro cessa, a predominância de ritmos de ondas alfa assinala um estado de repouso e ao mesmo tempo consciente; por outro lado, alterações acontecem no corpo: redução dos batimentos cardíacos e da pressão arterial acompanhada de menor necessidade de consumo de oxigênio. A paz substitui a atividade caótica da mente, o tumulto interior cessa; Salmos: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus”.
Então este Deus é:
Desapegado; Calmo; Oferece Consolo; Não é Exigente; Conciliatório; Silencioso; Meditativo.
Neste estágio, vingança divina não consegue alcançar, pois a mente já está se voltando para dentro de si mesma. Está é à base da contemplação e da meditação presentes em todas as tradições. Imagine que você é um maratonista contundido:
- Você não sente dor: Deus é desapegado.
- Sua mente pára de se debater: Deus é calmo.
- Você está imune a qualquer mal: Deus oferece consolo.
- Para você vencer ou perder dá no mesmo: Deus não é exigente.
- Você não precisa lutar: Deus é conciliador.
- A sua mente se aquieta: Deus é silencioso.
- Você se expande além dos limites do corpo, atingindo a totalidade e a unidade do tudo: Deus é meditativo.
O Deus perigoso era necessário para um mundo perigoso, agora um Deus é necessário de forma reflexiva e interiorizada; “Busque o reino dos céus no seu interior”; e a melhor forma para isto acontecer é contemplando a meditação.
4 – DEUS O REDENTOR.
O silêncio do nível três lhe trouxe sabedoria; assim como o três trouxe um Deus pacífico, o quatro lhe traz um Deus sábio. Então ele é: Compreensivo, Tolerante, Clemente, Não Julga, Inclusivo e Acolhedor.
Este Deus só se torna presente após você se tornar amigo do seu subconsciente. Se tornando seu mentor:
- O mentor conhece você e suas aspirações: Deus é compreensivo.
- O mentor aceita suas falhas: Deus é tolerante.
- Para seus pecados: Deus é clemente.
- Você não precisa de ninguém interferindo em seus atos: Deus não julga.
- Você precisa ser conhecido: Deus é inclusivo.
- Você precisa de intimidade com seu mentor: Deus é acolhedor.
Portanto, neste nível, Deus já lhe apresenta insights de forma intuitiva...

... Por ser um artigo complexo e paradoxal a partir desta fase, do Nível Cinco ao Nível Sete, onde abrangeremos verdades como: Deus o Criador, Deus dos Milagres e Deus do Ser absoluto, respectivamente; dividiremos este artigo em duas fases. Portanto, nesta semana você é apresentado à primeira parte e na próxima semana a segunda parte será revelada, com muito mais conteúdo, inclusive explicando neuras, traumas e elucidando temas indigestos como Telepatia, percepção extra-sensorial, clarividência, profecia, dentre outros...
Após isto, faremos um terceiro artigo em forma de retrospectiva, simplificando o seu “contato com Deus em quaisquer destes estágios”; Nota-se, porém, que do nível cinco ao sétimo os temas são mais místicos.

MSN: miguelmonte@oguapore.com

Artigo realizado em conformidade com as fontes: How To Know God – The Soul´s Journey into the mystery of mysteries; By Deepak Chopra.

Um comentário:

  1. Amuito tempo quando minha vida era mais conflitante e com carmas pretos que me tornavam inerte, comecei a questionar as coisas e chegeu a uma conclusão:

    DEUS = D (doação) EUs (Plural de EU) ou seja,
    Deus é a Doação de várias pessoas (EUs) que em sua individualidade EU)somam esforços em prol de gerar o bem para uma causa qualquer ou de alguém.

    Fui chamado de Erege por pensar assim :( ná época eu tinha 17 anos.


    Eli Sete

    ResponderExcluir